Cultura Galega venceu. A Esmorga não fecha
Data: Quarta, 12 Julho 2006 (7:52)
Tema: Opiniom


Por A Esmorga

A Câmara Municipal de Ourense, na Junta de Governo realizada o passado dia 7 de Julho, decidiu levantar o precinto do Centro Social A Esmorga. Este acordo, esperado por muit@s cidadãos/ás, não é mais que a consequência da pressão exercida nos últimos meses e da campanha de solidariedade e denúncia dos factos acontecidos com o encerramento do nosso Centro Social.
[+...]

Temos de lembrar que o fechamento fora um acordo do actual governo do Partido Popular, a iniciativa do vereador de Governação Aurélio Gômez Vilhar, por carecermos, segundo eles, dos requisitos necessários para obter o permisso de abertura.

Baixo a legenda «A Esmorga não cala, a Esmorga não fecha!» levamos o nosso trabalho a todos os pontos da cidade, realizando nas ruas de Ourense o que vinha a ser a nossa actividade orgánica normal. Aos cursos de pandeireta e língua, às charlas sobre memória histórica, incêndios etc, somaram-se actividades reivindicativas e de denúncia do que foi uma clara decisão política de calar tod@ aquele/a que discordasse da linha oficial do Partido Popular.

Detrás do fechamento da Esmorga estava o interesse da actual equipa de governo de atalhar a actividade duma associação cultural que tem como objectivos fundamentais do seu trabalho a criação de espaços culturais alternativos, de fomento da nossa língua, cultura, música e tradições galegas.

Que a Esmorga volte abrir as suas portas não é apenas a vitória dos 70 sóci@s que compomos este projecto, é também a vitória da auto-organização duma sociedade civil que saiu pelas ruas de Ourense a manifestar-se o dia 10 de Junho, é a vitória de todos aqueles colectivos e organizações que deram o seu apoio, assim como de todas aquelas pessoas que contribuíram com o seu trabalho de jeito desinteressado para que este projecto, livre de subsídios e apoio institucional, continue a caminhar na defesa da língua e cultura galegas.

É por isso que da Esmorga queremos agradecer a tod@s aqueles/as que nos deram o seu apoio, bem como chamar a atenção e ficar alerta, pois esta não será a última agressão que receber um Centro Social na Galiza. Por isso, queremos convidar todo o mundo a somar-se e participar do projecto na nova inauguração do Centro Social, que terá lugar esta quinta-feira, dia 13 de Julho, às 21 horas.

AVANTE COM A ESMORGA. AVANTE COM OS CENTROS SOCIAIS NA GALIZA


Notícias relacionadas:

+ Imaginação ao poder!.

+ Manifestaçom e Concerto em defesa da Associaçom Cultural A Esmorga.

+ Concelho de Ourense empenhado em impedir a actividade da Associaçom Cultural A Esmorga.

+ Polícia à Local de Ourense precinta local social da Esmorga.


Ligação relacionada:

+ Blogue da Esmorga.


Este artigo véu de Portal Galego da Língua
http://www.agal-gz.org

A ligaçom deste artigo é:
http://www.agal-gz.org/modules.php?name=AvantGo&file=print&sid=3045