Castelhano Português

Dicionário de fraseologia

Introduçom

Umha das áreas onde o processo de substituiçom lingüística decorrente na Galiza se torna mais evidente é o das frases feitas. É por isso que a 30 de Março de 2004 foi lançado no Portal Galego da Língua o Dicionário de Fraseologia castelhano ↔ português, coordenado por Ivan Fontão Bestilheiro, Valentim R. Fagim e Heitor Rodal Lopes, no intuito de fornecer um instrumento corrector do crescente e empobrecedor decalque fraseológico do espanhol, tendo como alvo, nomeadamente, a cidadania galega, mas também alunos/as, professores/as, tradutores/as e outros profissionais das indústrias da língua.

Nesta wiki recolhe-se o dicionário, procurando que nom se perda o trabalho feito, que mesmo poderia ser acrescentado, e facilitar o seu uso. As frases feitas estám recolhidas por ordem alfabético nas páginas a seguir, sendo possível também utilizar a ferramenta de pesquisa que se acha na parte superior direita da janela.


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


Nota: Nas expressons interrogativas ou exclamativas em espanhol omitiu-se a colocaçom dos sinais de abertura (¡ e ¿) aos únicos efeitos de facilitar a pesquisa alfábetica.

Imprimir/Exportar
QR Code
QR Code inicio (generated for current page)