Associaçom Galega da Língua

David Álvarez: «Galiza é uma nação com uns interesses que requerem que tenha soberania e a inclusão no mundo cultural lusófono permite-nos exercê-la»

David Álvarez (AGAL Hoje)David Álvarez é da Corunha e estuda História em Compostela. No seu ambiente social sempre predominou o castelhano, a qual foi a sua primeira língua até que decidiu passar ao galego, idioma que sempre sentiu «como algo próprio, ainda que não o falasse». Quanto à sua adesão ao reintegracionismo, deve-se a uma «questão de estratégia política». Contudo, ir de Erasmus a Lisboa foi a cereja em cima do bolo para tornar definitivamente reintegracionista!

És neo-falante, da Corunha. No teu ambiente mais próximo sempre predominou o castelhano. Por que decidiste mudar para o galego? Como foi o processo?

Eu sempre senti o galego como algo próprio, ainda que não o falasse. Grande parte da minha família sempre foi galegofalante e portanto toda a vida o ouvi na casa. E depois, é claro, estava o Xabarín. Assim que mentalmente estava predisposto a o falar, já que a minha valoração dele era positiva. Só precisava de uma motivação, que num primeiro momento foi cul...

Continuar...
 
 

Álvaro Ordóñez ganha o aPorto sorteado pola AGAL e Praza Pública

aPorto 2015Álvaro Ordóñez é o ganhador do curso aPorto sorteado pola AGAL (entidade organizadora) e o diário Praza Pública. Caso o ganhador não puder usufruir o prémio, este seria concedido ao suplente, Xián Neto. Ao total participaram 29 pessoas no concurso, das quais 19 responderam corretamente todas as perguntas formuladas.

Sexta edição

Os aPorto, que este ano atingem sexta edição, são cursos de língua realizados no Porto, com uma semana de duração, que decorrem no verão e que incluem aulas de manhã e atividades culturais e conversas informais de tarde. As aulas decorrem na FLUP, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e as atividades culturais em diferentes pontos da cidade tentando mostrar o Porto que o turista comum teria dificuldade em encontrar e envolvendo-se com os cidadãos e as cidadãs que habitam a cidade invicta. Este ano, como novidade, está o aPorto Plus, focado para atualizar o...

Continuar...
 
 

AGAL e Praza Pública sorteiam um aPorto totalmente gratuito

aPorto 2015Chega a sexta ediçom dos cursos aPorto, organizados pola AGAL São cursos de língua realizados no Porto, com uma semana de duraçom, que decorrem no verão e que incluem aulas de manhã e atividades culturais e conversas informais de tarde. As aulas decorrem na FLUP, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e as atividades culturais em diferentes pontos da cidade tentando mostrar o Porto que o turista comum teria dificuldade em encontrar e envolvendo-se com os cidadãos e as cidadãs que habitam a cidade invicta. Este ano, como novidade, está o aPorto Plus, focado para atualizar o conhecimento sobre a sociedade portuguesa.

Sorteio de um aPorto

A AGAL, organizadora dos aPorto, e o diário digital Praza Pública, oferecem um aPorto, totalmente gratuito, que será sorteado entre as pessoas com mais acertos num quizz cujas perguntas e possíveis respostas se podem consultar <...

Continuar...
 
   

#GalizaSentimental: Prémio à imagem mais sentimental da Galiza

Galiza, um Povo Sentimental - 2a ediçãoGaliza, um povo sentimental?, de Helena Miguélez-Carballeira, terá segunda edição. Para celebrar este facto, a Através Editora organiza um certame que premiará as três imagens que melhor representem o tópico sentimental da Galiza. Mercê a esta iniciativa, três pessoas poderão receber um exemplar de graça.

Será possível concursar entre hoje, dia 1 de julho, até o vindeiro dia 20. Nessa altura, Helena Miguélez-Carballeira escolherá as três melhores imagens, as quais serão divulgadas no dia a seguir.

Será possível concursar a partid do Facebook, carregando uma imagem e idenficando nela o Facebook da Através. A outra possibilidade é compartilhar a imagem no Twitter, mas acompanhada da palavra-chave #GalizaSentimental.

Entrega de prémios

Os prémios serão enviados polos correios ou, caso s...

Continuar...
 
 

AGAL e CIG assinam protocolo de colaboração para promover os cursos aPorto

aPorto 2015O secretário-geral do sindicato CIG, Suso Seixo, e o vice-presidente da Associaçom Galega de Língua (AGAL), Valentim Fagim, assinaram um protocolo de colaboração entre as duas entidades para promover a participação conjunta em atividades de caráter científico-cultural, nomeadamente dos cursos aPorto.

No protocolo define-se o âmbito da colaboração que será desenvolvida entre ambas as organizações, com o intuito de aproveitar as potencialidades recíprocas —logísticas, humanas e de inovação—, e estabelecem-se também as condições gerais dessa colaboração nas atividades de consultoria, aplicação de descontos entre as pessoas filiadas ao sindicato, bem como na divulgação dos cursos aPorto entre as bases da CIG.

As duas organizações já colaboraram em anteriores ocasiões em ações de teor formativo, como cursos on-line de língua portuguesa, nos quais também tiveram descontos as pessoas filiadas ao sindicato.

 

<...
Continuar...
 
   

Pág. 1 de 50

Actualidade da Língua no PGL