Os livros falam #7 : O galego é uma oportunidade

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar
no Facebook Compartilhar
no DoMelhor

‘O galego é uma oportunidade / El gallego es una oportunidad’, de José Ramon Pichel e Valentim R. Fagim é uma proposta de face dupla em ambas as línguas, em ambas as oportunidades, uma proposta de aproveitamento da grande ferramenta que nos fai humanos: os idiomas.

*

Livro em versão bilingue português-castelhano cujo objetivo é mostrar que a nossa vantagem como galegos e galegas é a língua.
Os autores deste manual têm vários aspetos biográficos em comum:
– Cresceram em Vigo
– Um dos progenitores era galego enquanto o outro era forâneo.
– Tiveram contacto com o galego na ald... eia e na escola.
– Na adolescência começaram a falar em galego.

Com 19 anos descobriram que esta língua era mais do que “semelhante” a que se falava em Portugal ou Brasil. Depois de vinte anos de aprendizagem, processo em que continuam, decidiram escrever um livro que tentasse explicar porque os galegos e galegas possuem, ainda que sem serem totalmente conscientes, uma imensa vantagem: duas línguas de projeção mundial, o galego, conhecido internacionalmente como português, e o castelhano, conhecido internacionalmente como espanhol. Este tesouro permite-nos comunicar com mais de 250 e 400 milhões de pessoas respectivamente.
Nos próximos anos, por causa do caráter emergente da economia brasileira, do Campeonato de futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil, para além da crise do euro, ser galego, polo único facto de saber a nossa língua, pode tornar-se numa vantagem competitiva e o nosso território passar a ser um lugar privilegiado do mundo.
Somos a ponte, o lugar onde o mundo lusófono e hispanófono se unem, onde nasceu a língua conhecida internacionalmente como português, onde (por causa da nossa emigração) há uma profunda relação com o mundo hispano-americano que se expressa em espanhol.

Na Loja Através:
http://www.atraves-editora.com/loja/a…

O post Os livros falam #7 : O galego é uma oportunidade aparece primeiro no Portal Galego da Língua - PGL.gal.

Actualidade da Língua no PGL

Ortografia galega moderna: confluente com o português no mundo

Normas: Ortografia Galega Moderna

Consultá-las na Rede.

Consegui-las em papel.

Vítor Vaqueiro
Palavras a Espártaco
Palavras a Espártaco

Xoán Carlos Carreira
O pequeno é grande. A agricultura familiar como alternativa