Equipa dos emChaves, que decorrem na primeira semana de julho

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar
no Facebook Compartilhar
no DoMelhor

Como já foi informado no Portal, este ano os cursos aPorto terão maior duração e, ainda, foi criado emChaves, que decorrerá nessa cidade portuguesa de 2 a 6 de julho. Precisamente, vamos agora divulgar algumas informações sobre a equipa docente e de coordenação do emChaves.

O coordenador da atividade é o galego Xerardo Pereiro, recentemente entrevistado pelo PGL. Pereiro é doutor europeu em Antropologia Sociocultural pela Universidade de Santiago de Compostela. Foi investigador visitante na Universidade Complutense de Madrid, na de Milão, ISCTE (Lisboa), Edimburgo e Birmingham. Atualmente é professor auxiliar de antropologia e turismo cultural no Polo de Chaves da Universidade de Trás-os-Montes de Alto Douro (UTAD).

É investigador efetivo do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) e membro do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da UTAD. Foi coordenador da licenciatura em Antropologia Aplicada da UTAD, prémio Vicente Risco de Ciências Sociais 1994, prémio FITUR 2007, prémio National Geographic Society 2007 (junto com Cebaldo de León), finalista do prémio Angel Carril 2010 de antropologia, e prémio Sol-Meliá 2011 de estudos turísticos, entre outras distinções. Pesquisa sobre relações rural-urbanas, património cultural e turismo. Tem realizado trabalho de campo antropológico nas Astúrias, Galiza, Norte de Portugal e Panamá.

O curso será lecionado por especialistas da UTAD em língua, literatura e ciências sociais, dos quais falamos a seguir.

De cima para baixo e de esquerda a direita: Xerardo, Marlene, Varico, Isabel,
Sónia, Patrícia, Humberto e Verónica

Marlene da Conceição Vasques Loureiro nasceu em 1982 e é doutoranda na área das ciências da comunicação, sob o tema «O género e a comunicação social. A opinião escrita e radiofónica». Fez um mestrado em ensino da língua e da literatura portuguesas na UTAD, com a dissertação «Nova visão do ideário linguístico de Ferdinand de Saussure, na área da linguística». Licenciada em português e inglês (via ensino) pela UTAD. Desde 2005 é docente do Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD.

Sónia Coelho, nascida e crescida em Vila Real, em 2000 deslocou-se para Aveiro, onde se licenciou em Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro. Tendo regressado a Vila Real, ingressou no Mestrado em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto
Douro. Trabalha atualmente nesta Universidade como professora de Linguística Portuguesa e Português Língua Estrangeira. Está de momento a elaborar a tese de Doutoramento em Ciências da Linguagem, especialização em Historiografia Linguística Portuguesa.

Patrícia Doutel nasceu a 29 de abril de 1974, em Luanda, Angola. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Portuguesas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1997. Em 2000 exerceu funções de Professora Cooperante, de Coordenadora do Grupo de Português, pertenceu ao Grupo Disciplinar e deu apoio ao Ensino Recorrente, em Porto Novo, Cabo Verde. Foi certificada com estatuto de formador, na área e domínio Didáticas Específicas pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, dando várias horas de formação em cursos e datas distintos. Escreveu, encenou e dramatizou várias peças de teatro, abordando temáticas distintas, destinadas a alunos de diferentes ciclos. Deu cursos de teatro e frequenta um grupo -amador- em Valpaços. Em abril de 2011 realizou uma recolha do “casco” tradicional, vindo a ser publicada, no mesmo ano, pela Fábrica da Igreja Paroquial de Vilarandelo, designada de ACTO (Auto da Paixão).

Humberto Martins é doutorado em Antropologia Social e Visual e professor auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Realizou trabalho de campo na fronteira luso-galega, abordando aspetos de memória social. Actualmente desenvolve investigação sobre conflitos e perceção do ambiente em áreas protegidas.

Varico da Costa Pereira é Licenciado e Mestre em Turismo pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é ainda Diplomado em Estudos Avançados pela Universidade de Santiago de Compostela em Geografia Humana. Neste momento elabora tese de doutoramento sobre geografia do turismo, na Universidade de Santiago de Compostela. É docente no Instituto Superior da Maia e investigador do CEDTUR e no CETRAD-da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é, também, Diretor Técnico da Turel - Cultural e Religioso, CRL. A sua área de investigação, tem estado sempre vinculada ao turismo, nomeadamente ao turismo cultural e religioso. Participou em diversas conferências e seminários e tem publicado alguns artigos e livros sobre o tema, onde se destaca: PEREIRA, Varico da Costa (2008), “Turismo Cultural e Religioso em Braga e Santiago de Compostela: Proposta de criação de um produto conjunto”.

Isabel Costa é natural de Chaves (n. 1954), onde viveu até ao final da adolescência. Licenciatura em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestrado em Ciências da educação pela Boston University, EUA. Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Depois de alguns anos noutros países, regressou a Trás-os-Montes, onde é Professora na UTAD, nos cursos de Educação, de Animação Sociocultural, de Turismo e de Psicologia. Sócia fundadora da Revista Aquae Flaviae que pretende divulgar aspetos da cultura do Alto Tâmega e das regiões limítrofes da Galiza.

Verónica Joukes é professora Auxiliar e Investigador Principal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Ela é historiadora de formação e especialista em história do turismo termal em Portugal. Ela é diretora da Licenciatura em Turismo da UTAD e investigadora efetiva do CETRAD. Pesquisa sobre turismo de saúde e bem-estar.

 

+ Ligações relacionadas:

 

Actualidade da Língua no PGL

Ortografia galega moderna: confluente com o português no mundo

Normas: Ortografia Galega Moderna

Consultá-las na Rede.

Consegui-las em papel.

Vítor Vaqueiro
Palavras a Espártaco
Palavras a Espártaco

Xoán Carlos Carreira
O pequeno é grande. A agricultura familiar como alternativa