Comissom de Língua da Esmorga lança o concurso «Caça os Erros»

Comissom de Língua da Esmorga lança o concurso «Caça os Erros»

06-12-2006



Para aprender língua e ganhar prémios

A Esmorga Blogue.- O Prof. Valentim R. Fagim acaba de fazer público o primeiro texto do concurso «Caça os Erros», umha das actividades impulsionadas pola Comissom de Língua da Esmorga e cuja pretensom é fazer que o pessoal aprenda língua de uma maneira divertida, participativa e, ainda, com hipótese de ganhar prémios. A dinâmica do concurso consistirá em colocar periodicamente textos nos quais aparecem vários erros que deverám ser localizados polos diferentes concursistas propondo as suas soluçons.

Conforme o comunicado divulgado pola Comissom de Língua esses textos foram tomados da rede e alterados. «Som, ao todo, 10 erros e todos eles tenhem como nexo serem uma interferência do espanhol», assinala o comunicado, acrescentando que «nom consideramos erros, portanto, palavras como 'Fume/Fumo', 'Tenhem/Têm' ou 'Nom/Não', todas elas genuínas embora nom coincidam com um dado padrom».

A Esmorga Blogue publicitará periodicamente os textos do «Caça os Erros», lembrando que o pessoal pode também consegui-los no Centro Social da rua Telheira, 9, onde também podem depositar as suas propostas e correcçons. Em próximo dia 18 de Dezembro fará-se o sorteio de prémios desta primeira entrega.

Texto 1 ? Caça os Erros

A seguir apresentamos o texto que abre o concurso, bem como as instruçons para apresentar correctamente as respostas. Caso o pessoal queira participar pode descarregar abaixo o Texto 1, imprimi-lo, propor as correcçons e preencher os seus dados pessoais nas casas correspondentes, podendo entregá-lo no próprio Centro Social ou enviá-lo ao co-e aesmorga[arroba]agal-gz.org.

Instruçons:

1. Sublinha cada palavra que achares errada
2. Coloca um número em cima dela
3. Debaixo do texto escreve uma soluçom
4. Caso a melhor soluçom seja a eliminaçom da palavra, deixa o espaço em branco

Texto:

«Hoje na Corunha umha manifestaçom pacífica com motivo do dia 1º de Maio recorreu as ruas. Partiu do Campo da Lenha, continuando polo Orçám e logo desprazou-se a Sam André para se adentrar na rua Real e deter-se na porta do restaurante norte-americano McDonalds onde umha pessoa subiu-se a um balcom para pendurar umha faixa. O momento em que baixou foi aproveitado pola polícia para o deter, o que tentárom evitar os ali presentes, ante o qual os agentes comezárom a golpear aos congregados. A resposta foi umha sentada pacífica. Pese a isto a polícia realiçou a identificaçom de várias pessoas para mais tarde dispersá-los.»

=> Fazer Download do Cartaz em PPT
[Tamanho 153.5 Kb]

=> Fazer Download do Texto 1 em DOC
[Tamanho 86.5 Kb]

Escrito ?s 01:09:56 nas castegorias: Eventos, Concursos
por csesmorga   , 448 palavras, 403 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Abril 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
      1 2 3 4 5 6 7
      8 9 10 11 12 13 14
      15 16 17 18 19 20 21
      22 23 24 25 26 27 28
      29 30          

      Busca

      powered by b2evolution free blog software