COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO VIVEIRO E OBSERVATÓRIO DE GALESCOLAS (VOGAL)

COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO VIVEIRO E OBSERVATÓRIO DE GALESCOLAS (VOGAL)

22-05-2006

A denominação galescola é criação e autoria da Vogal (Viveiro e Observatório das Galescolas) e como tal pertence a esta associação

A iniciativa Galescola nasceu em Novembro de 2004 em torno a um grupo de pessoas pertencentes ao tecido associativo reintegracionista galego. A intenção dos criadores do projecto era dar uma solução às famílias que desejassem escolarizar os seus filhos integramente em galego, especialmente nas cidades.

A solução proposta pelos integrantes da iniciativa Galescola foi a criação duma rede de cooperativas de ensino em que o galego e uma língua estrangeira (especialmente o inglês) fossem as línguas veiculares do ensino. Também se deveria dar importância à presença das novas tecnologias e ao contacto entre a Galiza e os outros países de expressão galego-portuguesa. Em suma, a solução consistia em fornecer ensino de qualidade em galego.

A cristalização deste projecto teve lugar no dia 7 de Maio de 2005 com a fundação da associação VOGAL (Viveiro e Observatório de Galescolas), admitida no registo de associações da 'Xunta de Galicia' a 12 de Julho de 2005. A associação tem como objectivos colaborar na criação de cooperativas de ensino dentro da rede Galescola e agir como coordenadora e supervisora delas.

Durante os meses seguintes à sua fundação, o trabalho da associação consistiu na localização de famílias e professorado com interesse no projecto e também na procura dum local para a primeira galescola em Vigo.

Simultaneamente a VOGAL difundiu publicamente o seu projecto por diferentes vias, entre elas a apresentação da iniciativa Galescola no centro social A Reviravolta de Pontevedra (19-05-2005) e pouco depois no centro social A Revolta de Vigo (09-06-2005). No mês de Julho do mesmo ano, o jornal Novas da Galiza publicou uma entrevista com o vice-presidente da associação VOGAL.

A presidenta da associação manteve uma reunião com a secretária geral de Igualdade, Carme Adán, no dia 17 de Novembro de 2005. A secretária manifestou o seu interesse no projecto, e também o do vice-presidente Anxo Quintana. Na semana passada, surpressivamente, Carme Adán comunicou à presidenta da Vogal a intenção da Vice-Presidência de lançar nessa mesma semana uma rede de escolas infantis sob o nome Galescola.

A associação Vogal, que se considera gravemente prejudicada pelo aproveitamento ilegítimo do nome por parte da Xunta, iniciará as acções administrativas e judiciárias necessárias para defender os seus direitos como legítima proprietária, e contactará oficialmente com a Vice-Presidência para manifestar-lhe o seu mal-estar e estudar as possíveis saídas a este conflito de interesses.

Pode-se contactar com a associação directamente através do endereço-e escolaemgalego[arroba]yahoo.com.br

Sem comentários ainda