29-07-2009

NOTAS

Partida

Há que dizê-lo, à terceira é de vez. O meu blogue encontra a sua terceira morada ali, e por lá ficará pelo tempo que conseguir. Agradeço a todos os amigos, galegos ou não, pela visita, mas é hora de partir. Abraço sentido a todos

BLOGADO ?S 00:33:00

28-07-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

28/12, 05h30, Casa (Póvoa)

O inter rail foi aquela explosão de novidade. Acabei por cair numa rotina, que consistia apenas em não estar em casa quando o sol brilhava lá fora. Acabava por nunca brilhar muito, o tempo de Outono não era permissivo para esses delírios estivais. Mas era de dia que podia ver tudo, tirar fotos, fazer compras, ver museus. Mesmo em Amsterdam, apesar de ter dormido imenso e ter perdido grande parte do ritmo normal, continuei a passar os dias fora, a explorar. Sempre, sem parar, com ou sem a bicicleta. Talvez por isso tenha desenvolvido tanto os músculos das pernas, talvez mais do que em qualquer outra altura. Via museus, caminhei, andei de bicicleta. Três exercícios diferentes, mas por isso essenciais ao desenvolvimento dos músculos.

Foi estranho ter pegado na minha bicla quando voltei. Não por ela ter desenvolvido um furo no pneu pouco depois de chegar, mas porque agora parece-me pequena. A minha bicla em Amsterdam seria a bicla normal para um holandês. Ou seja, para estar parado, tinha de estar em bicos de pé, e isto com o selim em baixo. A minha bicla holandesa em Portugal, também com o selim em baixo, é bem mais pequena e manejável. Mas tem o pneu furado. Andei uma semana em Amsterdam com uma bicicleta com os pneus em baixo e uma correia barulhenta, mas chegou até para ir a Den Haag.

Estou podre de sono. Estive a rever o Before Sunrise e Sunset, tinha-me retornado imensas vezes a ideia durante o inter rail. São ambos geniais, principalmente o segundo. Eu faria um filme assim, definitivamente.

Uma prima da minha mãe morreu, mãe de um dos meus maiores amigos. Ontem tinha estado na festa de anos da minha mãe, adoentada e inchada, mas nada que não parecesse rapidamente curável. Hoje, entre as 8 e as 10 da manhã, morreu, na cama, sem que ninguém notasse. Só me faz pensar, como qualquer outro pensa, que a vida é curtíssima e altamente imprevisível. Não dá para darmos nada por certo. Agora, sim, se está a flutuar à nossa frente. Mas o que dizer do amanhã? O que nos reserva?

------>falar com o Nuno Daniel
->Quintas
->painéis solares (Quintas + CIM)
->isolamento (Castelo Melhor)



FIM



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 13:23:14

28-07-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

24/12, 18h15, Intercidades (para o Porto)

Quando lhe mando sms sinto algo duma ânsia que já não experimentava há algum tempo. Praí desde a adolescência. Quero agradar-lhe, mas tenho medo de escrever. Estou sempre a pensar no que devo ou não dizer, e sai tudo mal. Talvez também ande com falta de inspiração ? tudo é possível. Cheguei já à conclusão que para escrever, não basta não trabalhar. Não se pode fazer muito mais que ler e escrever. Nesta viagem apenas escrevi o diário, e qualquer ideia que poderia ter de escrever ficção nunca se concretizaria. Não há espaço na mente (pelo menos na minha!) para muito mais.



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 13:20:14

23-07-2009

CADERNOS, FOTOS, IR'05, VIAGENS

24/12, 17h, Intercidades (para o Porto)

Afinal os meus temores relativamente à German Wings eram infundados. Mostrei o BI, mostrei o código no telemóvel, e deram-me o bilhete. O voo foi normal.

Na revista da German Wings falava dos actos de beneficência que faziam ? no ano passado deram boleia a bombeiros alemães para ajudarem nos fogos em Portugal. Precisamos bem da beneficência deles!

Como já estava à espera, tive de pagar pelo comboio. No Alfa seguinte só havia primeira classe (37?), por isso preferi esperar mais uma hora para pagar 15? (com desconto cartão jovem) no Intercidades.

Assim tive tempo para uma sopinha no Vasco da Gama. E uma Super Bock. Que saudades!

PVz->Porto->Coimbra->Donostia->Irun->Dax->Bordeaux->Carcassonne->Nîmes->Lyon->Eveux->Genève->Manheim->Wien->Bratislava->Wien->Linz->Salzburg->München->Stuttgart->Köln->Amsterdam->Den Haag->Amsterdam->Köln->Lx->Porto->PVz





IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 13:06:33

23-07-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

24/12, 13h15, Lisboa

Super Bock XL? Cada vez gosto mais de Portugal.



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 12:44:44

23-07-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

24/12, 12h30, German Wings (para Lisboa)

Amsterdam->2h30->Köln->2h->Lx->2h30->Porto

Quando ouvi portugueses a falar não senti aquela desconfortável nostalgia a invadir-me. Afinal de contas, eles eram lisboetas. Era apenas mais uma língua estrangeira, como tantas outras.



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 12:43:47

23-07-2009

CADERNOS, FOTOS, IR'05, VIAGENS

24/12, 11h15, German Wings (para Lisboa)

Não estou nas nuvens, agora. Estou sobre elas. Correu tudo bem até agora. Se não pagar pelo Alfa até ao Porto, será a cereja sobre o bolo-rei. O mais provável é ter de pagar. Mas ainda tenho a fezada que me dêem 50% de desconto.

Mais sobre Amsterdam. Vi polícias de carro, de barco, de vespa, de bicla e a pé. Aliás, fui mandado parar por duas vezes por polícias a pé. Estava a usar a bicla em zonas pedonais, e se fosse holandês estava a inchar valente. Conselho para os holandeses: falem em inglês com a polícia, e assim evitam a multa.

Os eléctricos (Amsterdam tem uma rede incrível de eléctricos, cobre sem problemas o facto de não terem uma rede de metro decente). Engraçado é o pica residente. Não se pode entrar em todas as portas, apenas uma, e aí está um senhor numa cabine a carimbar e a verificar bilhetes. Pode ter mais gastos em relação a mão-de-obra, mas é óptimo para os turistas. Basta entrar e comprar o bilhete.

Não dá para ver a Europa cá de cima, só nuvens. Nuvens europeias.








IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 12:30:29

23-07-2009

LÍNGUA, FERROVIÁRIO, TRÁS-OS-MONTES

Atualizações 22/7/09

*

Linha do Corgo reabre no final de 2010

A linha ferroviária do Corgo, entre Vila Real e a Régua, vai reabrir à circulação até ao final de 2010. Até lá vai ser totalmente remodelada. A empreitada representa um investimento de 23,4 milhões de euros.

(...)

No claustros do Governo Civil, Ana Paula Vitorino presidiu à cerimónia de consignação da primeira fase das obras. Prevê o levantamento da via e reperfilamento da plataforma da linha do Corgo, ao longo de 26 quilómetros, vai custar 4,4 milhões de euros e tem de estar concluída no prazo de 135 dias. O cronómetro começou ontem a contar. A seguir haverá mais duas fases para a colocação dos novos carris e travessas. Também serão beneficiados os sistemas de drenagem, as plataformas, as estações e apeadeiros.

(...)

Os prazos e intervenção previstos para a linha do Corgo são os mesmos definidos para os 12 quilómetros da linha do Tâmega, entre Livração e Amarante. Neste caso, a empreita vai custar 13,3 milhões de euros.

Nas visitas de ontem a Amarante e Vila Real, a Ana Paula Vitorino anunciou que o concurso público para a electrificação da linha do Douro entre Caíde (Lousada) e Marco de Canaveses deverá ser lançado até ao final do próximo mês. O investimento deverá rondar 50 milhões de euros. O próximo passo é concluir o projecto de electrificação da linha do Douro entre Marco de Canaveses e Peso da Régua.

Ana Paula Vitorino revelou também que está em vias de assinar um protocolo com a Refer, CP, Estrutura de Missão do Douro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e com alguns promotores privados, com vista ao estabelecimento de uma parceria para reabilitar 28 quilómetros desactivados na Linha do Douro, entre Pocinho e Barca de Alva.



No JN (e o mesmo no Público). Mantenho, a linha do Corgo une Vila Real à Régua, no papel e na realidade. Ninguém, neste momento, escolhe o comboio para ir de Vila Real ao Porto.

Na Linha do Douro já não acontece o mesmo. Apesar de para montante do Marco não existirem aglomerados populacionais relevantes, os comboios são utilizados pelas populações. Apenas por duas razões: não há alternativas rodoviárias, e os comboios são diretos e confortáveis.

E bom, finalmente a eletrificação, para já até ao Marco, depois até à Régua. Ainda nada sobre a duplicação até ao Marco, mas não há de faltar muito. Com a linha duplicada até ao Marco e eletrificada até à Régua, não há razão para os Intercidades não voltarem.


* O Estado francês, o maior genocida linguístico do século 20 europeu, continua a fazer das suas:

Assembleia da Córsega chumba a oficialidade da língua corsa

A moção apresentada por Córsega Nação Independente perdeu, com 28 votos na contra e 19 a favor


O francês continuará a ser a única língua oficial na ilha da Córsega, após a decisão de ontem em que a câmara legislativa votou maioritariamente na contra -28 contra 19, num total de 51 deputados-, da moção que tinha apresentado Corsega Nação Independente (CNI, Corsica Nazione Indipendente) segundo explica Rádio Alta Frequenza.

A língua própria da ilha mediterrânea terá, por enquanto, só um pequeno reconhecimento legal, o mesmo que o Estado francês dá a todas as línguas menorizadas. Os deputados justificaram o voto na contra dizendo que «faz falta não queimar etapas, e começar por uma aprendizagem real do corso».

Madeleine Mozziconacci, do partido Córsega na República, argumentou -na contra da oficialidade- que «o número de falantes não aumenta, o bilingüismo na escola primária não é uma realidade e 12% dos escolares têm um ensino bilingüe"».

Por sua vez, o conselheiro executivo da União por um Movimento Popular (UMP), Antoine Giorgi, assegurou que a moção votada «corria o risco de ser interpretada como uma oposição à língua francesa e de constituir um factor de diferenciação» entre corsófonos e não corsófonos, segundo se pode ler no lugar de Unità Naziunale.

Calcula-se que nos dias de hoje entre 125.000 e 170.000 pessoas falam a língua corsa.



No PGL.

BLOGADO ?S 00:45:47

23-07-2009

CADERNOS, FOTOS, LIGAÇÕES, VIAGENS

23/12, 18h30, ICE (para Köln)

Hoje provei o (famoso) arenque (haring) holandês. Já tinha lido no Rough Guide da Mareka que este peixe era uma obsessão nacional, e que o comiam de imensas formas diferentes. Como o nosso bacalhau. Numa pequena banca numa praça em obras vendiam-no a 2?80. Acabei por comê-lo a 2?25, com cebola e pickles. Como se fossem sardinhas em conserva, ela pegou em duas pastas e cortou-as aos pedaços. É uma delícia, compreendo perfeitamente a obsessão dos holandeses, mas deixou-me com azia para a tarde toda. Só curei essa azia quando comprei, no Albert Hejn, uma embalagem de profiteroles. Agora estou cheiíssimo, já não devo comer mais hoje.

Tenho medo que corra tudo mal. Que não arranje quarto, que perca o avião por algum erro na minha reserva.

Já tenho o quarto certo. Menos mal.

Um pouco sobre Amsterdam. Ao contrário das outras cidades da viagem, não vi igrejas. De todas em que tentei entrar, apenas três eram visitáveis. Também não serão as mais atractivas para o visitante. Não sendo góticas, não me interessam muito. Impressionante é ver que as próprias igrejas (as isoladas) sofrem do vírus das densidade que assola Amsterdam, e têm acoplados pequenos edifícios. Nas primeiras que vi pensei que estas casinhas fossem apenas de apoio à igreja, como casas paroquiais ou a casa do padre. Longe disso. Têm todo o tipo de lojinhas e restaurantes, como em qualquer outro edifício. Fiquei até surpreendido quando vi que a igreja no Red Light (penso que era a Oude Kerk) não tinha montras com meninas.

A senhora ao meu lado (do tipo alemã irritada) levanta o sobrolho quando alguém come. Aconteceu quando comi, e quando o gajo ao meu lado comeu. E olha ostensivamente, apesar de ser fumadora. Há gente para tudo.







IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 00:39:49

22-07-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

23/12, 18h15, ICE (para Köln)

Aparece anunciado nos ecrãs ?We should like to take leave of our guests in Arnhem?, e a seguir nas outras línguas. O que quererá dizer isto?



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 17:23:09

22-07-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

22/12, 20h15, De Schouw (Amsterdam)

O Nando (El Nando), como ele tinha previsto, atrasou-se no escritório. É o último dia dele lá antes do Natal, e é certo que lhe pediram para deixar coisas acabadas.

Só havia uma chave para casa, e combinámos antes das sete. Ele estaria em casa. Cheguei às 18h30, dei-lhe toques e fiquei à porta, mas nada. Depois enviou-me uma mensagem, dizendo que ia demorar.

Descobri um tasco (De Schouw), no bairro, e mandei-lhe uma mensagem a dizer onde estava. Calhou de ser noite salsa. Pude pedir as coisas em castelhano, o dono deve ser latino-americano. Tasse bem.

Já ando há algum tempo para escrever a grande humilhação que sofri. A maior desta viagem, na minha insana busca do mar, encontrei um Albert Hejn, algo como o Dia daqui. Só comprei um sabonete e queijo às fatias. E uma velhota, saída sei lá de que covil de beatas gozonas, riu-se de mim desde que me pus na bicha para pagar até que saí. Maldita! Eu faço compras planeadas, não compro a desbarato.

(autocolante)



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 17:21:59

22-07-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

22/12, 12h00, Sinagoga Portuguesa (Amsterdam)

Num vídeo referem uma tal de Rachel Tirado. O meu pai é de Martim Tirado. Eu sabia! Há judeu na família.



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

BLOGADO ?S 17:20:39

21-07-2009

RECORRÊNCIAS, OCORRÊNCIAS

Na polis, grosso modo

Passei os olhos pelas wikis sobre democracia e não encontrei o que me interessava. Queria uma definição da ?salvaguarda da diferença? na sociedade, mas a minha paciência não chegou para tanto. Isto porque defendo uma sociedade em que a diferença seja protegida (o que é ligeiramente diferente da ideia de alguns conservadores que acham que esta sociedade estimula grupos com comportamentos ?divergentes?, como homossexuais ou artistas). A partir do momento que assumimos que diferentes somos todos, e ?normal? é apenas a parte dos nossos comportamentos mais partilhada por todos, percebe-se que a sociedade que salvaguarda a diferença protege-nos afinal a todos.

Tanta introdução para tão pequena estória. Descia eu a Sacra Família pelo habitual sentido proibido quando um mui respeitável condutor acelerou à vista de uma família que atravessava a rua. Visão não de todo invulgar, concordo. São as ruas de Portugal. A família correu e tudo acabou em bem. Ao ver-me a mim, amedrontadamente encostado aos carros à minha esquerda, com as mãos emocionalmente aferradas ao volante da Gazelle e a revolta à solta, decidiu tentar mais uma ?simulação de atropelamento?, método tão usual em prisões geridas por estado-unidenses. É certo que não me atropelou (simulou corretamente o atropelamento), mas manteve-me indignado por largas semanas.

Já te disse que andar de bicicleta é perigoso, repetiu o meu previdente pai. Sei bem que é perigoso. Afinal, respirar é perigoso. Se não o fizermos com método e afinco, morremos. E a frase do meu pai, apesar de recorrente, sobreviveu. Ora, vivemos (sobrevivemos) numa sociedade movida a automóvel, qual gasóleo não combustível. As alternativas praticáveis (pé, bicicleta, transporte público) medram à sombra do carro, até que algum dia possam assumir-se como maioritárias e hegemónicas, como nunca deveriam ter deixado de ser. Os problemas que estes modos de mobilidade enfrentam são os usuais: passeios estreitos para os peões (não é que concorde com a ideia de ?passeio?, mas não é para já essa crónica), falta de lugar na via pública para a bicicleta, falta de investimento e de planeamento estratégico nos transportes públicos. Estes são, grosso modo, os obstáculos que cada um destes meios de locomoção tem de enfrentar. É claro que a loucura não tem lugar neste inventário.

Especificamente na ciclo-mobilidade, há uma vintena de fatores que desmobilizam qualquer utilizador de bicicletas a fazê-lo no dia-a-dia, como a pavimentação não adequada, falta de preparação dos condutores de automóveis, falta de adequação do desenho urbano às bicicletas, etc. A loucura dos condutores, não.

Isto é como dizer que não se pode praticar natação porque o nosso treinador pode querer afogar-nos intencionalmente. As ruas são nossas, são a nossa polis. Tomemo-las.

BLOGADO ?S 16:40:46

20-07-2009

TÍTULO DO ANO

Título do Ano 31

Bebé em ourivesaria assaltada com tiros

No JN.

BLOGADO ?S 00:23:20

18-07-2009

FERROVIÁRIO, PLANEAMENTO MACADAME, TRÁS-OS-MONTES

Atualizações 17/7/09

* Relatório Final da 'Petição pela Linha do Tua Viva'

Via linhadotua.net


* Tua não, mas Tâmega e Corgo parece que sim:

Primeiras obras de reabilitação das linhas do Corgo e do Tâmega prestes a arrancar

A secretária de Estado dos Transportes preside terça-feira, em Vila Real, à cerimónia de consignação da obra de requalificação da linha ferroviária do Corgo, que representa um investimento de 23,5 milhões de euros. A Linha do Corgo, que liga os concelhos de Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, foi fechada em Março por razões de segurança.

Ana Paula Vitorino regressa a Vila Real na terça-feira para a consignação da empreitada, podendo as obras iniciar-se de imediato com vista à reabertura da via em Setembro de 2010. O calendário estabelecido entre os autarcas dos três concelhos e a secretária de Estado, no dia 30 de Março no Governo Civil de Vila Real, definia que seriam efectuados estudos preliminares em Junho nos 26 quilómetros de ferrovia e que a empreitada das obras começaria em Julho.

Também na terça-feira, mas em Amarante, a titular da pasta dos Transportes participa na consignação, por parte da Refer, da primeira empreitada de requalificação da Linha do Tâmega, num valor de 2,47 milhões de euros. No total, a Refer vai investir 14 milhões para conseguir reabrir, com as todas as garantias de segurança, esta linha entre Livração e Amarante, o que se prevê que aconteça em 2011.

As linhas do Corgo e do Tâmega foram encerradas em Março pela Refer, por falta de segurança para a circulação.



No Público.


* Convenceram as populações que era através de estradas que se atingia o desenvolvimento. Daqui a quinze anos, quando tudo estiver na mesma, gostava de saber qual a invenção seguinte. A 'solução única', neste momento, é furar a Serra da Estrela:

52 milhões para entrar na serra
Variante de Tábua e troço do IC 6 em Setembro

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, visitou ontem, quarta-feira, as obras de construção da variante de Tábua e do IC-6, tendo considerado os dois trabalhos como uma forma de "atrair investimento, diminuir a sinistralidade e combater a crise".

(...)



No JN.

BLOGADO ?S 00:55:30

17-07-2009

PORTURARIDADE, GALIZA, ENTRE-DOURO-E-MINHO, ALTA VELOCIDADE ELEVADA

Atualizações 16/7/09

* Só para provar que a Assembleia Metropolitana serve para alguma coisa:

(...)

Assim, a Assembleia Metropolitana do Porto, reunida em 10 de Julho de 2009,
considera prioritária a ligação ferroviária Porto-Vigo em Velocidade Elevada, e
reclama do governo e das competentes entidades públicas:
-a construção duma linha nova,
-em bitola europeia (1.435 mm),
-e com uma estação ferroviária no Aeroporto de Pedras Rubras

(...)

Via Baixa do Porto. Objetivo, necessário e sem nenhum erro. Notável.


* O Governo vai aprovar um decreto-lei para que os professores de Atividades Extra-Curriculares sejam contratados sem recurso a recibos-verdes. Parte das Câmaras oferecia já contrato aos professores das AECs, e sem decreto-lei do Governo. O que teria sentido era que a Direção Geral do Trabalho investigasse todas as Câmaras que, durante todo este período, furaram a lei contratando profissionais para uma atividade que nunca foi de recibos-verdes.

Ministério promete resolver situação de professores de actividades de enriquecimento curricular

(...)

O Governo vai aprovar, esta quinta-feira em Conselho de Ministros, o decreto-lei que resolve a situação dos 15 mil professores das actividades de enriquecimento curricular.

O contrato destes técnicos era muito precário, como reconhece o Ministério da Educação, porque os professores eram contratados pelas autarquias em regime de recibos verdes.

Mas, a partir de agora, avançou à TSF o secretário de Estado, Valter Lemos, serão criadas as condições necessárias e legais para que as autarquias celebrem contratos de trabalho com estes docentes.

(...)

O dirigente da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, comentou esta posição do Governo, afirmando que o Ministério apenas está a fazer cumprir a lei.

«O Governo vir dizer que vai repôr o que está na lei, quer dizer que se assim não for teríamos um Governo fora da lei. Em primeiro lugar, a existência de um contrato para esta situação é obrigatório, portanto, o Governo não via impôr nada que seja novo», declarou.

(...)



Na TSF.


* O TAF relata o nascimento da Rede Norte:

(...)

Foi neste espírito de aproveitar a riqueza dispersa pela sociedade civil que nasceu recentemente a Rede Norte: uma plataforma destinada a agregar competências complementares da Associação de Cidadãos do Porto, da Associação Comboios XXI (de Braga), da Campo Aberto (dedicada ao ambiente e ordenamento do território), e de mais organizações que a estas se queiram reunir. Junta-se assim massa crítica para gerar propostas concretas baseadas em estudos sólidos, que serão oferecidas ao poder político para implantação. Em termos simples: é "preparar a papinha" para quem tem o poder executivo.

(...)





tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 01:07:41

06-07-2009

TÍTULO DO ANO

Título do Ano 30

Rato que chumba Norte viabiliza Sul



No JN.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 15:37:46

06-07-2009

FERROVIÁRIO, CENTRALISMO, MULHERES, ALTA VELOCIDADE ELEVADA

Atualizações 5/7/09

* No Plano Estratégico de Transportes (PET) do Ministério das Obras Públicas encontra-se isto:

(...)

Concluir e executar o Plano Director da Rede Ferroviária Nacional, articulando as soluções de alta velocidade nas deslocações internacionais e no eixo Lisboa-Porto-Vigo com a concretização de um plano para a rede convencional, reforçando a interoperabilidade segundo padrões europeus, com destaque para a migração de bitola, eliminando os estrangulamentos

(...)

Assegurar no planeamento da Rede Ferroviária de Alta Velocidade do território continental, a articulação com o reforço e modernização das linhas e serviços do caminho de ferro convencional e com o restante transporte público e, quando se trate de estações localizadas fora dos perímetros urbanos, a ligação à rede rodoviária fundamental (IP e IC)

(...)



Via Transportes em Revista.

Gosto. Fala de um 'Plano Director da Rede Ferroviária Nacional', de que nunca ouvi falar mas que me agrada muito. E para além de deixar no ar a promessa da 'migração de bitola', não considera o eixo Lisboa-Porto-Vigo como um eixo internacional. Assim sim.

Fala também de 'reforço e modernização das linhas e serviços do caminho de ferro convencional'. Não imagino o que isto quererá dizer.


* António Alves e a AV para Madrid, na Baixa do Porto:

Piruetas

Henrique Raposo, cronista do Expresso, no passado dia 20 de Junho escrevia no seu blogue um texto apologista da ligação TGV Lisboa-Madrid e apelidava de ?grã-finismo tonto? a ligação Lisboa-Porto. O homem ia mais longe (efeitos com certeza da velocidade estonteante deste tipo de comboios) e falava até de um TGV Lisboa-Lyon. Do seu texto transcrevo as seguintes frases que me parecem resumir o pensamento do citado sobre o assunto.

?Parece-me evidente que Portugal precisa de uma Ligação de TGV à Europa. Lisboa - Madrid é precisa. Já me parece novoriquismo a ligação Lisboa-Porto.?

?Mas a questão continua a ser a mesma: temos dinheiro para o fazer nos próximos anos? A dívida externa passou de 14% do PIB, em 1999, para 100%, em 2008. Saber esperar é uma virtude. E saber as prioridades também. Lisboa/Madrid é necessário. Lisboa/Porto é grã-finismo tonto.?

Numa breve troca de emails fiz-lhe ver que, além do facto dos TGV?s serem competitivos apenas para distâncias de 500 a 700 km e tempos de viagem até 3 horas ? Lisboa-Lyon é lirismo -, o traçado proposto era uma aberração que deixava mais de metade de Portugal de fora, pois ninguém de Braga ou do Porto estaria disposto a descer de comboio 350 km para sul, 200 para leste atravessando o Alentejo e, depois, mais 400 km para nordeste em direcção a Madrid. Isto é, uns absurdos 400 km suplementares quando afinal Madrid se situa à latitude de Coimbra (dado desconhecido lá para o sul) e a escassos 500 km desta região que vai do Minho até Coimbra. Provei-lhe também que os próprios estudos da Rave provavam que o corredor Grande Porto e Norte Litoral ? Madrid teria mesmo maior procura que o corredor Lisboa - Évora - Badajoz - Madrid tanto em passageiros como em mercadorias. Mais importante ainda: informei-o que o corredor Lisboa-Porto seria mesmo o único que poderia gerar tráfego suficiente para se auto sustentar. A isto respondeu-me que defendia o TGV Lisboa-Madrid não por causa de quem ?vai daqui para lá, mas quem vem de lá para cá?. A isto questionei-o se ?quem vem de lá para cá? seria suficiente para pagar tal quimera. Até hoje não obtive resposta.

(...)




* Uma mulher: Anna Paquin







tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 01:48:24

03-07-2009

NORTE, URBANISMO DE PONTA, POLÍTICA À PORTUGUESA, VÍCIO AUTOMÓVEL, ÁUDIO

Atualizações 2/7/09

* É sempre um prazer ouvir Álvaro Domingues, homem literato, que fala com propriedade. Quando fala sobre o Porto e o Norte, então, é um prazer superior.


* Não é título do ano mas anda lá perto:

Santana quer novo túnel em Lisboa e pede ?ajuda? a Deus para a vitória



No Público.

E vou mesmo votar em branco nas legislativas - Santana vai concorrer coligado com o MPT.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 01:22:06

02-07-2009

RECORRÊNCIAS, IMAGENS, CENTRALISMO

Mega-regiões

É o que dá adiar textos e projetos ? passado tempo suficiente, e se a ideia é boa, aparece sempre alguém a fazê-lo por nós. A minha sorte, neste caso, foi ter sido Rui Tavares a voltar ao tema.



É de mega-regiões que falo, conceito criado por Richard Florida. Através duma curiosa relação entre a intensidade luminosa com o PIB (LRP), Florida reconheceu as quarenta regiões mais importantes do Mundo. Não será a análise mais científica, mas é a que tem os resultados mais convincentes. Sem fronteiras, sem regiões tradicionais, e sem a obsessão com as grandes cidades, mas analisando a pura realidade.

Sem grande surpresa, as regiões têm razões de ser históricas e linguísticas. O Império Austro-Húngaro subsiste nas mega-regiões de Praga (Boémia) e Viena-Budapeste. A quarta maior mega-região do Mundo e a maior da Europa, a de Amsterdão-Bruxelas-Antuérpia, é a mancha dos falantes do neerlandês, englobando também o Ruhrgebiet alemão. O catalão/occitano/provençal, como nota bem Rui Tavares, mantém-se no eixo Barcelona/Lyon.

E o galego-português, bem evidente à esquerda, constitui a 33ª mega-região. Esta mega-região tem como nome ?Lisboa?, que obviamente não é o centro, mas antes Entre-Douro-e-Minho. Esta é a zona mais populosa, mais geradora de exportações, com a maior Universidade. É que apesar de a ?mega-região de Lisboa? ser a 33ª no LRP, é a 31ª em termos populacionais e a 28ª em relação à concentração de cientistas, apesar do 36º lugar no que toca a patentes e inovação.

Por isso temos de reivindicar a nossa centralidade. Lisboa, está visto, é centro de nada.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 14:03:10

02-07-2009

INSTANTÂNEOS, LÍNGUA, FERROVIÁRIO

Atualizações 1/7/09

* Se Espanha fosse dividida em pequenos países, e acaso os novos países, outrora regiões periféricas, adotassem normas linguísticas muito rígidas, era um pouco isto que aconteceria:

Controversial amendment of Slovak language law passed

On Tuesday, 30 June, the Slovak Parliament passed the amendment of the Slovak Language Law. The new version will enter in force in September 2009. Members from the Party of the Hungarian Coalition expressed their conviction that the new law will hinder the enforcement of the linguistic rights of national minorities.

The original version of the law, passed in 1995 for the protection of the Slovak language ordered the exclusive use of the Slovak language in official and public communication. Several amendments have taken place since then.

Provisions concerning sanctioning were eliminated from the law in 1999. The current amendment brings these articles back by imposing fines. All physical persons, legal entities and organisations will be obliged to use the Slovak language in all forms of non-private communication. The non-observance of the law implies a sanction which may vary between 100 and 5,000 Euros.

Both oral and written communication must use Slovak. A version in a second language, which is word by word identical to the Slovak, may follow, but, if printed, only with smaller characters.

Culture Minister Marek Maďarič, who submitted the bill, denied that the amendment was aimed against the Hungarian minority. He said the law would not affect the use of minority languages. In the parliamentary debates, members from the Party of the Hungarian Coalition expressed their conviction that the new law will hinder the enforcement of the linguistic rights of national minorities. Party President Pál Csáky stressed that such a law did not exist even in the era of the Austro-Hungarian Monarchy. "This law would not have allowed Albert Einstein to become a professor at any Slovak university. As we know, Einstein was lecturing in German at the American universities because his English was not good enough?, he said.

It is interesting to note that those using the Czech language will not be sanctioned. Czech is an exception because it fulfils the requirement of basic understanding. Some other exceptions include for example, the communication between medical staff and their patients in health care or the possibility of regional broadcasting in a minority language. A new division will be set up in the Ministry of Culture to control the law's enforcement.

136 MPs of the 150-member Slovak Parliament were present at the voting and 79 of them supported the amendment. The law also caused tensions in the relationship between Bratislava and Budapest. On Monday, the Speaker of Hungarian Parliament, Katalin Szili, sent a letter to her Slovak colleague asking for the postponement of the final voting ? but in vain.

Articles in the Hungarian press and in the Hungarian-language press of Slovakia have stressed today that the law contributes to a climate of growing uncertainty and fear among minorities in Slovakia. (Eurolang 2009)



No Eurolang.

Agora imaginem como se sentem galegos, catalães, bascos, asturianos, etc. Um pouco como os falantes do húngaro na Eslováquia e outros países vizinhos - sem direitos linguísticos.


* Afinal Coruche não vai ter comboios diretos para Lisboa. Seja porque a linha está 'sobrecarregada', seja porque a CP está dividida em unidades de negócios separados, a conclusão é só uma: as boas ideias nunca passam porque são 'muito complicadas'.

Reactivação dos comboios de passageiros para Coruche obriga a transbordos no Setil

Congestionamento da Linha do Norte não permite ligações directas entre Coruche e Lisboa. Havia uma alternativa, mas não foi estudada pela CP

Os comboios de passageiros vão regressar à velha estação de Coruche, que fica a dois quilómetros da vila, mas os seus habitantes não terão ligações directas a Lisboa porque a Refer e a CP não conseguem meter mais comboios na linha do Norte devido ao seu congestionamento na zona suburbana da capital.

A solução encontrada passa pela existência de um vaivém entre Coruche e Setil que dará, nesta estação, ligação ao serviço da CP Regional para Lisboa. Desta forma os passageiros vindos de Coruche, Marinhais e Muge passarão a ter serviços diários para o Setil, onde apanharão os regionais de Tomar e do Entroncamento com destino a Oriente e Santa Apolónia.

Esta não era a pretensão do presidente da Câmara de Coruche, Dionísio Mendes (PS), que há anos defende a circulação de comboios directos entre o seu concelho e Lisboa, estando, em conjunto com os seus colegas de Salvaterra e Cartaxo, disponível para assinar um protocolo com a CP em que as autarquias comparticipam nos custos de exploração do serviço.

Trata-se de uma experiência inédita em Portugal, em que as autarquias assumem participar nos prejuízos da CP, em troca de um benefício para a comunidade que é o aumento da mobilidade. Mas neste caso a experiência pode não se revelar um sucesso por o transbordo no Setil vir a ter um efeito dissuasor na procura.

A impossibilidade de realizar serviços directos para Lisboa evidencia mais uma vez a necessidade de modernização da Linha do Norte, cujas obras foram mandadas travar por este Governo, tendo em conta que o TGV iria ligar Lisboa ao Porto.

O troço Lisboa-Azambuja é um dos mais congestionados da Linha do Norte porque, além dos suburbanos, também aí circulam os comboios de longo curso, regionais e de mercadorias. "Meter ali os comboios de Coruche para Lisboa iria mexer com os outros horários e a linha não tem capacidade para mais, sob pena de afectar toda a circulação e provocar atrasos", disse ao PÚBLICO uma fonte da CP.

Na semana passada a Câmara de Coruche anunciou que até 15 de Setembro iria ser reactivada a circulação de comboios para Lisboa com 10 circulações diárias. Segundo o jornal Mirante (na sua edição online de 23/6/09), o tempo de viagem será de 75 minutos e o preço do bilhete entre Coruche e Lisboa de 2,70 euros, sendo o passe mensal de 119 euros.

A circulação de comboios de passageiros entre Setil e Vendas Novas (70 km) foi interrompida em 2005 devido à fraca procura, tendo a CP substituído a automotora dos anos quarenta que aí tinha por um serviço rodoviário. Como habitualmente, os autocarros acabaram por desaparecer algum tempo depois.

Graças à pressão dos municípios, a empresa volta agora a pôr os comboios nos carris, mas só do Setil a Coruche, numa extensão de 35 km. Na impossibilidade de fazer directos para Lisboa, bastaria realizá-los de Coruche à Azambuja, onde os passageiros poderiam prosseguir viagem para a capital, dispondo de maior oferta. Essa situação, porém, não foi contemplada pela CP, que continua dividida em unidades de negócios estanques: Azambuja é "território" da CP Lisboa e Coruche da CP Regional.

Ligação a Lisboa através da Azambuja facilitaria a vida aos utentes, com mais comboios, mas a CP não a teve em conta



No Público.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 00:33:53

01-07-2009

ACORDO ORTOGRÁFICO, FERROVIÁRIO, PORTUGAL ESPERTO, GRANDE PORTO

Atualizações 30/6/09

* Texto meu no PGL.


* A obra avança - Ana Paula Vitorino é, para já, mulher de palavra:

Linha de Leixões ? Reactivação do Serviço de Passageiros
Consignada empreitada de construção das infra-estruturas da 1ª fase


No âmbito do protocolo celebrado em 22 de Maio de 2009, entre a REFER, o Município de Matosinhos e a CP Comboios de Portugal, foram ontem consignados os trabalhos da empreitada de construção das infra-estruturas da 1ª fase de reactivação do serviço comercial de passageiros na Linha de Leixões, entre as estações de Ermesinde e Leça do Balio, numa extensão de 10,6 km, servindo as estações intermédias de S. Gemil e S. Mamede de Infesta.

Adjudicados à empresa Maranhão ? Sociedade de Construções, Lda, por 476.445,00 euros e um prazo de execução de 60 dias de calendário, os trabalhos compreendem a realização das seguintes intervenções principais:

? Alteamento das plataformas existentes nas estações de S. Mamede de Infesta e Leça do Balio;
? Construção de uma nova plataforma na estação de S. Gemil;
? Colocação de abrigos e iluminação nas plataformas de S. Gemil, S. Mamede de Infesta e Leça do Balio.

(...)



Na REFER.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 01:02:08

01-07-2009

CADERNOS, FOTOS, IR'05, VIAGENS

21/12, 21h45, Casa del Nando (Amsterdam)

Dou comigo a passar várias vezes no Red Light. Para um homem como eu, com 25 anos e tão pouca vida sexual, é natural ter esta ânsia de sexo. mas ver estas mulheres, algumas extensamente siliconizadas e, assim, tão apelativas, um homem hesita. Não acredito na prostituição, mas sinto o apelo. Não faz sentido. Sou um paradoxo.

Ela está sempre na minha mente, ou na parte de trás da mente, no subconsciente talvez. Sem qualquer pudor imagino-a como o centro do meu futuro. Como sistema de alarme pessoal, tento não pensar no futuro quando penso numa mulher. Tento pensar no meu presente. Mas com ela não. Imagino-a presente sempre no meu futuro. És tão perfeita, tão sem defeitos. Sinto muita coisa por ti, mas sinto muita força. Tu, tão hesitante e tão sem coragem, és a minha força. A nossa descontextualização e falta de querer, juntas, vão tornar-nos confiantes, no futuro.
Hoje falei muito bem com ela ? rimo-nos, partilhámos projectos futuros, amámo-nos, gosto de pensar. Tenho gostado de outras, tenho estado constantemente obcecado por outras. É verdade. Não sei se sou honesto dizendo que contigo é diferente. Mas sinto-o. És a minha dependência.





IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 00:33:06

01-07-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

19/12, 17h45, Quim (para Amsterdam)

Fico supreendido sempre que oiço um holandês falar neerlandês. Como falam tão bem inglês, imagino que falam inglês uns com os outros.

SCHEEPVAART HUIS ?> na rua da estação central (PR. HANDRIKADE / OOSTERDOKSKADE)
SPARNDAMMERPLATSOEN -> (ZANSTRAAT / OOSTZANSTRAAT)

mapa

BRUG 410 (NOORDER AMSTELKANAAL / OLYMPIA PLEIN)

mapa

S.H. -> SARPHATISTRAAT)

mapa

IJBURG
YPENBURG? Entre Den Haag, Delft e Rotterdam

IJ-PLEIN -> OMA
BORNEO -> LLOYD HOTEL
-> PAVILLJOEN LLOYDPLEIN (JULIETTE HANDELSKADE)
-> HOOP, LIEFOE EN FORTUIN (RUDY UYTENHAAK)



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 00:20:15

30-06-2009

LÍNGUA, GALIZA

Atualizações 29/6/09

* Não é que goste do Bloque, mas alguma coisa tem de ser feita:

O BNG denunciará perante a Unesco a vulneraçom dos direitos humanos e linguísticos do povo galego

O Grupo Parlamentar do BNG apresentará informes e denúncias também ao Conselho da Europa

O deputado nacionalista Bieito Lobeira comunicou à imprensa que o BNG denunciará perante a XXXV Conferência Geral da Unesco, que terá lugar no mês de Outubro, a vulneraçom da Declaraçom Universal dos Direitos Humanos assim como dos direitos lingüísticos dos galegos.

O deputado afirma que o Executivo de Núñez Feijóo dá ao idioma próprio da Galiza o trato legal de um dialecto. Perante este "atentado gravíssimo", Lobeira mostrou-se crítico com o actual governo e as medidas tomadas por este, como a realizaçom do inquérito sobre o uso do idioma na educaçom, a reforma das provas de acesso à funçom pública, a supressom das galescolas ou a eliminaçom de programas culturais da grelha da CRTVG.

Do mesmo jeito, a deputada Carmen Adán, que acompanhou a Lobeira nas declaraçons ante a imprensa, referiu que as medidas tomadas contra o galego na educaçom agem com umha cortina de fumaça para ocultar a supressom do programa gratuito de livros de texto.

Crise interna no PP pola língua da Galiza

Segundo informam vários meios, um sector do PP teria manifestado o seu desacordo com a gradual prostraçom do PPdeG cara às teses dos colectivos galegófobos, estratégia lingüística que afundiu o PP na Catalunha ou no País Basco. Ademais, acham que derrogar o actual texto irá contra o Plano de Normalizaçom Linguística, aprovado unanimemente no Parlamento na era de Manuel Fraga.

Ligado com o anterior, BNG e PSOE manifestárom que a derrogaçom do actual Decreto do galego no ensino e a sua substituiçom por um novo texto nom se realizará com consenso, e anunciárom que se o PP perder a maioria nas vindouras eleiçons, por sua vez derrogarám o decreto popular.



No PGL.


* Outra boa ideia:

O Fiscal Superior da Galiza apela ao principio jurídico de discriminaçom positiva

Insta a Junta a pôr em andamento medidas legais que situem o galego em igualdade com o castelhano

O Fiscal Superior da Galiza, Carlos Varela, apelou ao principio jurídico da discriminaçom positiva, que favorece a língua em inferioridade de condiçons, para que o a co-oficialidade lingüística seja real e efectiva.

Carlos Varela assegura que se nom se acata esta medida, o princípio de igualdade estabelecido pola Constituiçom espanhola nom será cumprido. Por esta razom, Varela exige ao Governo galego que adopte acçons «correctoras» para o galego nom ficar em inferioridade de condiçons.

(...)



Também no PGL.



tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 00:46:05

30-06-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

19/12, 17h15, Quim (para Amsterdam)

Acho que a mija na praia (a favor do vento, obviamente) foi um dos momentos altos da viagem.



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 00:32:26

30-06-2009

CADERNOS, FOTOS, IR'05, VIAGENS

19/12, 16h45, Quim (para Amsterdam)

Na minha segunda incursão à praia, antes de começar a chover, encontrei, nas dunas, póneis. Praí 15 póneis e umas vacas pretas. Um deles aproximou-se de mim, mas não me deixou fazer-lhe festas.

O dia de hoje fez-me lembrar a Póvoa. Bicicletas e mar. Já não via o Atlântico desde Donostia.







IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 00:16:00

29-06-2009

CADERNOS, FOTOS, IR'05, VIAGENS, BICICLETAS

19/12, 13h30, Paragem (Den Haag)

Decidi esperar que a chuva passe numa paragem de autocarros. Andei no início da manhã a tentar chegar ao mar, e o resto da manhã a tentar descobrir o Hoek van Holland. Não sei o que é, não sei onde é, mas tenho a ligeira sensação que será interessante. Como não consegui descobrir, vou tentar ir ao centro de Den Haag, já que ainda não saí dos subúrbios. Ainda há luz.







IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 23:57:51

29-06-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

19/12, 9h45, Quim (para Den Haag)

Andar de bicla. Ah, que saudades tinha! Já estou habituado, em Portugal, a algum stress a andar de bicla. Principalmente por se andar no meio dos carros. Aqui é outro stress. Não conheço a terra, não adivinho à primeira como funcionam os cruzamentos, há que cruzar os carris do eléctrico, and so on. As ruas estão escorregadias, e a bicla é muito alta para mim. Mas estou feliz da vida.



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 23:45:18

29-06-2009

CADERNOS, IR'05, VIAGENS

19/12, 9h30, Quim (para Den Haag)

Afinal vou para Den Haag. Como é a 7 quilómetros de Delft, vou visitá-la primeiro. Trouxe a bicla d?El Nando no comboio.

A pega extensível da mala (daquelas com rodinhas) do senhor ao meu lado encaixou na perfeição no meu joelho. Nem me mexi, apenas sorri.

Quando cheguei a Amsterdam, El Nando não estava à minha espera no cais. Aparentemente não existe um ecrã a anunciar as chegadas, apenas as partidas, e de qualquer maneira não poderia entrar no cais, tinha de ter bilhete.

Depois de nos cumprimentarmos (de uma maneira muito fria, muito nórdica), seguimos para casa dele para pousar a minha mala, e logo a seguir para uma festa de espanhóis. Lá conheci a Jena, que falava inglês como se tivesse nascido lá, nos Estados Unidos. Tinha umas mamas inacreditáveis. Cheias e rijas. Perguntou-me sobre o Bloco de Esquerda, pois estudava política. E que boa era.



IR'05 é a transcrição do diário escrito durante uma viagem de comboio através da Europa entre Novembro e Dezembro de 2005. todas as entradas aqui

tudo isto e muito mais em coisar.tumblr.com

BLOGADO ?S 23:34:29

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 ... 38 >>

powered by b2evolution free blog software