Busca

        As minhas visitas no mundo

        Locations of visitors to this page

      open source blog software

      XI Salão Luso-Galaico de Caricatura - Vila Real 2007 (Miguel Torga ou a Poética da Vida)

      XI Salão Luso-Galaico de Caricatura - Vila Real 2007 (Miguel Torga ou a Poética da Vida)

      Caricaturas de Miguel Torga, Manoel-António e Méndez Ferrín.

      Neste sábado, 23 de Junho, abriu na Galeria de Arte do Teatro Municipal de Vila Real o XI Salão Luso-Galaico de Caricatura (XI SLGC-VR 07), uma organização do Município de Vila Real e do Grémio Literário Vila-Realense, com produção da Humorgrafe.

      No Centenário do Nascimento de Miguel Torga, o XI Salão Luso-Galaico de Caricatura - Vila Real 2007 está dedicado ao genial escritor trasmontano e, para além de ?caricaturas de outros poetas ou alegorias humorísticas ao lado poético da vida?, todas/os as/os participantes no mesmo devíamos obrigatoriamente enviar uma caricatura dele.

      A partir desta fotografia (e tomando certos elementos emprestados destoutro retrato a óleo por Guilherme Filipe) no passado 25 de Abril desenhei a caricatura de Miguel Torga que podedes ver acima.

      Graças a que o 25 de Abril, feriado na República Portuguesa, é laborável no Reino de Espanha, no mesmo Dia da Liberdade pudem enviar polos correios (junto com as outras duas caricaturas antigas dos poetas Manoel-António e Xosé Luís Méndez Ferrín que também podedes ver acima a ilustrar este post) a minha caricatura do autor de Bichos.

      Até a semana passada, em que recebim por e-mail a Acta de Reunião do Júri, não soubem o que afinal este resolvera. Segundo consta na antedita acta (datada em Vila Real, a 7 de Maio de 2007) ?após cuidadosa ponderação dos oitenta e quatro trabalhos apresentados a concurso? o Júri resolveu atribuir os prémios previstos no Regulamento do Salão aos seguintes artistas:

      Primeiro Prémio (Prémio Câmara Municipal de Vila Real ) ? António Santos (Santiago)
      Segundo Prémio (Prémio Governo Civil de Vila Real) ? Paulo Santos
      Terceiro Prémio (Prémio Região de Turismo da Serra do Marão) ? David Pintor
      Menções Honrosas ? Henrique Monteiro e António Amado Lorenzo

      É dizer, que este ano tão-pouco caiu nada! :( Parabéns, de todo modo, aos premiados! :)

      Não se consola quem não quer, é-vos bem certo, mas podedes crer-me se vos digo que a presença dos meus trabalhos nos sucessivos Salões Luso-Galaicos de Caricatura de Vila Real e nos catálogos correspondentes (1998-Ambiente e caça; 1999-Humor e vinho; 2000-O automóvel; 2001-2001 Odisseia em Vila Real; 2005-A moda) já é todo um Prémio de Consolação (cast. accésit) para mim... Apesar de tudo espero que para o ano haja mais sorte! &#59;)

      A exposição do XI SLGC-VR 07 estará patente ao público até ao dia 31 de Julho no Teatro Municipal de Vila Real. Como nos anos anteriores esta exposição viajará a Ourense em cuja Casa da Juventude poderá ser vista no vindouro mês de Agosto.

      Escrito em 25-06-2007, na categoria: CARICATURA
      Chuza!

      2 comentários

      Comentário de: O Padín [Visitante]  
      O Padín

      Non puido ser, non. Mágoa non ganhar algun deses pelourinhos, e ir convidados a Vila Real, onde tratan á gente melhor que a pachás e papar um bistéquele de vitela a conta da Câmara Municipal, para logo sair de troula por uma das cidades universitarias mais pequenas do mundo.

      29-06-2007 @ 18:11
      Comentário de: suso [Visitante]  
      suso

      Terás queixa tu, que já tens um par de pelourinhos desses na estante da tua casa! Eu, no entanto, ainda nom ganhei o primeiro!

      Nom vim as caricaturas que enviaches (ou levaches em mao) a Vila Real, a ver como e quando mas mostras! :-)

      03-07-2007 @ 19:08