línguas romances

17-12-2007

LÍNGUA, GALIZA

línguas romances

Uma pormenorização do mapa que publiquei antes. Já mostra as línguas de Oc (e não apenas o provençal, que aparecia esquecido associado ao catalão), os vários italianos e o asturiano e o aragonês (separado do espanhol, ao contrário do outro mapa).

Publico estes mapas pelo seguinte: as fronteiras não interessam para nada. Apenas legitimam e fortalecem governos centralistas que se cagam para as línguas minoritárias. França parece o extremo dos paradoxos. A terra da afirmação das liberdades individuais, e é onde as línguas minoritárias não têm qualquer direito. No sul, onde o Occitano e suas variantes eram maioritários, fala-se agora francês. Já houve um nobel da literatura occitano, mas a percentagem de falantes é agora muito reduzida. No norte, na zona de falantes de neerlandês (de onde Duinkerke será a cidade mais importante), fala-se francês. Ainda há cinquenta anos se falava neerlandês. Na Bretanha, imagino que se fale também francês. Não sei. Assim como nas zonas onde se fala (falava?) alemão. Também não sei se ainda se fala muito catalão no norte da Catalunha (zona francesa), mas imagino que no País Basco francês se fale basco. É curioso verificar a hipocrisia do governo central quando se refere à situação basca como 'um problema de Espanha'. Também não sei se se falará muito corso, ainda. Imagino que sim.

É óbvio que, como muitas destas línguas estão já praticamente extintas no território francês, e não em vias de extinção (como o galego, em Espanha), as autoridades não se sentem no dever de as proteger e estimular. Para quê?, se temos o francês, língua da cultura e da diplomacia clássica.


Já agora, notem também que bem que ficam o galego e o português juntos. Afinal, são nomes diferentes para a mesma coisa. E notem também o pormenor do mirandês, na pontinha do mapa linguístico asturo-leonês.

Através daqui.

BLOGADO ?S 22:26:26

1 comentário

Comentário de: Lalage [Visitante]  
Lalage

Gosto muito de mapas e adorei conhecer este mapa que salienta diferenças e cumplicidades europeias que às vezes esquecemos.
Se quiser espreitrar um blog de mapas sempre surpreendentes, sugiro: http://strangemaps.wordpress.com

24-12-2007 @ 10:59
blogging software