Grande sucesso das Esmorganas no Faíscas

Grande sucesso das Esmorganas no Faíscas

29-01-2007

Actuaram na cidade olívea em dia 20 de Janeiro

A Esmorga Blogue.- A actuação do grupo de teatro As Esmorganas em Vigo a passada fim-de-semana foi todo um sucesso, com quase 50 pessoas a presenciarem a obra. Lamentamos aqui não poder disponibilizar imagens, dado que as fotografias foram extraviadas...

O público assistente esteve muito receptivo com a obra apresentada «Os esmorganos também existimos». Uma peça composta fundamentalmente por monólogos de temáticas quotidianas em coisas de pares e a opinião que muitos homens vertem sobre as mulheres. Trata-se de satirizar situações que acham universais e que se produzem em diferentes momentos.

Às esmorganas somou-se uma sócia da própria associação Faíscas, a quem lhe ficaram muito agradecidas. As esmorganas também querem fazer extensivo o agradecimento ao pessoal do Faíscas pola sua amabilidade e esperam poder actuar novamente em Vigo e com mais raparigas da associação.

Acrescentar, segundo palavras das esmorganas, que «gostaríamos imenso de poder actuar em qualquer outro local do pais com a nossa peça teatral».

Pois já sabedes, se queredes contribuir a espalhar o feminismo de uma forma original e divertida podedes contar com As Esmorganas. Querem rachar com o tópico de que as feministas sempre saem com uma pancarta à rua, elas têm uma vocação mais didáctica, participativa e original.

Breve histórico das Esmorganas

Um dos projectos mais bem sucedidos surgidos pouco depois do nascimento da associação foi a criação das Esmorganas, grupo de teatro feminista da Assembleia de Mulheres do Local Social A Esmorga. Algumas mostras da sua vitalidade encontramo-las se repassarmos os lugares, eventos e festivais nos quais estiveram a actuar.

Destarte, além do próprio local da rua Cabeça Maceda, 20, As Esmorganas levaram o seu teatro durante o ano 2005 até a Festa do Dezassete (que se fai o 14), organizada pela Gentalha do Pichel em dia 14 de Maio de 2005, na Praça de Maçarelos em Compostela.

Igualmente, estiveram no V Festival da Terra e da Língua, organizado pela Fundaçom Artábria e que decorreu no Moinho do Pedroso (Narom) em 29 de 30 de Julho de 2005. Lá representaram as peças «De copos e em companhia» e «Ramom».

Mais recentemente, participaram no «I Festival da Mocidade», organizado por Aguilhoar e que decorreu em Vilar de Santos em dia 18 de Agosto de 2006.

Escrito ?s 11:36:05 nas castegorias: Associaçom, Esmorganas
por csesmorga   , 400 palavras, 440 visualizaçons     Chuza!

Sem comentários ainda

    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Abril 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
      1 2 3 4 5 6 7
      8 9 10 11 12 13 14
      15 16 17 18 19 20 21
      22 23 24 25 26 27 28
      29 30          

      Busca

      blog tool