A Esmorga esteve este fim-de-semana em Chaves

A Esmorga esteve este fim-de-semana em Chaves

18-12-2006

De direita à esquerda: Bruno Ruival, J.L. Fontenla, Alexandre Ramos, David Cortom e Valentim R. Fagim Congresso »A Raia: 1936-1952» decorreu entre 14 e 16 de Dezembro no Forte de S. Francisco da capital do Alto Tâmega

A Esmorga Blogue.- A Junta da Galiza teve activa presença este fim-de-semana em Chaves no Congresso «A Raia: 1936-1952. Repressão, resistência e memória», num evento em que Antropologia e Memória foram pedras angulares que desta volta juntou investigadores, estudantes e gentes da Galiza e Portugal. Mas o movimento associativo galego também esteve representado e, em particular, pela Esmorga.

David Cortom, uma das pessoas-chave que fizeram possível este evento, tinha comentado a importância deste tipo de actividades para através delas potenciarem-se o conhecimento e relacionamento mútuos e, ainda, da fantástica oportunidade que isto envolvia para o movimento associativo galego, especialmente o lusista. A Esmorga aproveitou a oportunidade e lá esteve, desta volta da mão de Alexandre Ramos, Alonso Beltrão ?que mesmo faziam parte pela organização do Congresso, e Iago Vales.

No que diz respeito a outras entidades, além da Esmorga, associações linguísticas como a AGAL ou o MDL também estiveram representadas por conhecidos rostos do activismo reintegracionista e linguístico ?alguns também sócios da Esmorga, como Valentim R. Fagim, Bruno Ruival, Luís F. Figueroa ou Irene Veiga, entre outros. O MDL chegou mesmo a realizar no Forte de S. Francisco a reunião do seu Conselho Nacional.

null

Escrito ?s 02:16:33 nas castegorias: Associaçom, Notícias
por csesmorga   , 235 palavras, 384 visualizaçons     Chuza!

1 comentário

Comentário de: Teresa Carro [Visitante]  
Teresa Carro

Parabéns pela organização, foi tudo perfeito, com a parte acadêmica interenssantíssima, a parte histórica completíssima, a parte humana muito emotiva e a logística muito bem pensada, desde as instalações do lugar do Congresso , a comida no Cambedo e mesmo o lugar de alojamento no quartel da GNR preparado para as participantes

18-12-2006 @ 21:43
    A Esmorga somos cada vez mais pessoas que apostamos pelo activismo social e cultural comprometido com a realidade em que vivemos.

    Trabalhamos para promover a língua e a cultura galegas, a sensibilidade para com o meio ambiente e a solidariedade entre as pessoas e os povos.

    Torna-te esmorgan@

    O entusiasmo, o espírito positivo, o empenho e a diversão são as nossas ferramentas de trabalho para construir tijolo a tijolo um mundo mais justo e agradável para tod@s.

    A porta da Esmorga está aberta para qualquer pessoa que queira conhecer-nos ou mergulhar neste projecto.

    ASSOCIA-TE!Torna-te esmorgan@
    Inscrição on-line



    http://aesmorga.agal-gz.org

    aesmorga[arroba]agal-gz.org

    Facebook esmorgano Flickr esmorgano Calendário esmorgano
      Abril 2024
      Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
       << <   > >>
      1 2 3 4 5 6 7
      8 9 10 11 12 13 14
      15 16 17 18 19 20 21
      22 23 24 25 26 27 28
      29 30          

      Busca

      b2